Legenda: Artista:
Antônio Van Der Weil
Data: 1963
Local: Entre as
Avenidas Afonso Pena e Av. Brasil
Fonte:
Foto:Flicker.com Acesso: 09/11/2014
Estátua de Tiradentes, instalada na Praça Tiradentes.
Conforme Freitas, no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Avenida Brasil,
o que hoje conhecemos
como Praça Tiradentes nem mais poderia, em uma acepção rigorosa do termo.
Aquela interseção de importantes avenidas comporta hoje um fluxo de veículos
que varreu do mapa os elementos que poderiam caracterizar o lugar como uma
verdadeira praça (FREITAS,1996 p.312).
A escolha desse local para receber a estátua de Tiradentes
se deu na administração do prefeito Amintas de Barros, argumentando a
importância do lugar como ponto estratégico da cidade e a necessidade de se
estabelecer nesse local um vínculo significativo, como também, segundo Faria,
“saldar a dívida da população com o Protomártir da Independência”. Para
Freitas, “a cidade parecia resgatar os seus débitos”.
Em 20 de agosto de 1962, a Praça, cujo nome era 21 de Abril,
foi inaugurada, juntamente com a instalação provisória em gesso, do Monumento a
Tiradentes, mais conhecido como o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, e
substituída pela definitiva de bronze, só em 05 de janeiro de 1963.
Diante dessa importância histórica, no momento em que existe
algum tipo de manifestação popular, o local onde se insere o Monumento a
Tiradentes se torna uma praça.
Logo após a inauguração da estátua, essa foi severamente
criticada pela imprensa local, no tangente à estética e ao caráter moderno da
obra. Foi também apreciada pelo historiador Augusto de Lima Júnior, criticando
essas críticas estéticas, conforme cita Freitas (1996) sobre a representação da
figura de Tiradentes barbado, contrariando registros históricos. Em meio a
tantas críticas, verificou-se também a simpatia pela iniciativa do prefeito
Amintas de Barros em homenagear a figura de Tiradentes.
A
estátua mede 6,50 m e pesa 14.000 quilos, e a ideia de construção de um
monumento à liberdade, na crista da Serra do Curral, lugar onde, na época
(1953), terminava a Cidade, foi colocada em prática pelo prefeito Amintas de
Barros. Teixeira; Oliveira, (2008, p.47) relatam que “a estátua de Tiradentes,
esculpida em bronze, foi encomendada a Antônio Van Der Weill para ser
inaugurada em agosto de 1962”. Contudo,
conforme as autoras, os atrasos da obra, e problemas estruturais na construção
do pedestal, impediram a instalação da obra original na inauguração. Assim
sendo, uma réplica de gesso foi instalada no local e mais tarde trocada pela
peça original.
A
forma da estátua é uma configuração do real. Conforme Gomes,
a representação real
dos objetos ou coisas de modo geral são os limites reais traduzidos pelos
pontos, linhas, planos, volumes ou massa, ou seja, é um registro por meio de
fotografias, ilustrações e pinturas figurativas, bem como, por meio de
esculturas, estátuas, monumentos, produtos em geral e outros, (GOMES, 2000, p.
46).
Essa estátua segrega de uma grande base
(pedestal) em formas sobrepostas. Na forma figurativa que representa
Tiradentes, os curtos deslocamentos de pernas e braços, e os pequenos espaços
entre esses, não aliviam o peso visual da forma, atribuindo à estátua um
caráter mais rígido, mais austero, que conforme Teixeira; Oliveira (2008, p.
47), foi alvo de crítica no que dizia respeito à estética da época da
inauguração. Ou seja: a maneira como se articulam os elementos visuais sugere
ideia de leveza ou peso à obra.
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