sábado, 2 de janeiro de 2016

Sofia


                                                                            Legenda:
                                                                        Autora: Sônia Ebling
                                                                                  S/D
                                                     Local: Rua Rio de Janeiro, 750 - Banco do Brasil
                           Fonte: Foto acervo particular

A escultura denominada Sofia mede 3 metros, tem como tema o nu feminino e está localizada em frente ao Banco do Brasil. Ao longo dos anos, várias interferências na escultura foram registradas, inclusive risos nos comentários das pessoas provocados pelo jogo das suas proporções, principalmente pelo tamanho minúsculo da cabeça. Santos descreve um relato de uma das interferências ocorrida com a escultura dizendo:
- um rapaz jovem se aproximou de mim, olhando nervosamente para os lados, com medo de que alguém o observasse. Apressado, meio sem jeito, deslizou a mão pelo meu ventre, contornou a curva de minhas coxas, acariciou o ângulo interno formado por elas. Em seguida, trêmulo, retirou do bolso um chumaço de bombril. Com um pedaço de fita adesiva, colou-o entre minhas pernas. Afastou-se um pouco, me admirando por alguns segundos, abriu um sorriso, e saiu em disparada (SANTOS,1999 p. 20).

Essas interferências ocorreram por mais um longo tempo, ocasionadas pelo estranhamento das suas proporções, até que a gerência do banco resolveu isolar a escultura da cidade, por meio de uma grade. A escultura perdeu uma das suas qualidades mais importantes: a de ser tocada. Com isso um novo significado é aflorado.
A forma da escultura é uma estilização da figura humana, e a técnica utilizada foi a da distorção, conforme Gomes (2000 p. 96): “o efeito produzido da distorção é dramático, principalmente em função da falta de proporcionalidade entre as partes do corpo”. Para o autor, a distorção responde a um intenso propósito visual e que, quando bem manejado, produz respostas plásticas também muito intensas.

A peça tem um equilíbrio simétrico com variações nos movimentos de braços e das pernas. A forma é de fácil leitura e, portanto, com nível de pregnância alto.

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